COMO FUNCIONA O UREMAX NBPT 500?
O UREMAX NBPT 500 minimiza as perdas de N por volatilização, através da inibição da ação da enzima urease, que é responsável pelo desencadeamento de todo o processo de hidrólise da ureia e consequente volatilização do nitrogênio.
O UREMAX NBPT 500 é uma inovação tecnológica que possui alta concentração de NBPT (50% de ingrediente ativo) em embalagens hidrossolúveis para ser diluído e aplicado diretamente no cliente
COMO OCORRE A VOLATILIZAÇÃO?
Quando o nitrogênio Ureico é aplicado no solo, ele é rapidamente transformado, através da atividade da enzima urease, em amônia, gás carbônico e água. Sendo que a amônia formada volatiliza facilmente.
QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA VOLATILIZAÇÃO?
1) Perda direta: Dependendo do solo, clima e manejo, as perdas pela degradação (hidrólise) da ureia pela ação da enzima urease chegam a até 70%.
2) Perda Indireta: É quanto o agricultor vai deixar de colher pela diminuição do nitrogênio absorvido pela planta. Exemplo: Existem trabalhos de pesquisa indicando perdas desde 500 kg até 1.200 kg/há.
O QUE É A UREASE?
É uma enzima produzida por microrganismos do solo que facilita a hidrólise (quebra) da molécula de ureia, provocando perdas de nitrogênio para a atmosfera e reduzindo a quantidade de N disponível para a planta.
PORQUE A UREIA VOLATILIZA?
Quando a ureia é aplicada sobre o solo, ela é rapidamente hidrolisada (reação química que resulta na quebra das ligações) em carbonato de amônio. O carbonato de amônio é instável e se transforma em amônia e dióxido de carbono. O gás amônia é perdido para a atmosfera. A reação de hidrólise é aumentada com a enzima urease em cerca de 107 vezes.
QUAIS SÃO OS FATORES QUE AFETAM A VOLATILIZAÇÃO?
· Temperatura: Acima de 40 °C, a ação da enzima é potencializada, aumentando a reação de volatilização;
· Chuva: pequenas quantidades de chuva, não suficientes para incorporação da ureia no solo, incrementam a reação de hidrólise (volatilização);
· Palha: Quanto maior teor de matéria orgânica, maior concentração da enzima urease.
· Vento: Aumenta a difusão do NH3 para a atmosfera;
· pH: pH ao redor de 5 acelera a reação química de hidrólise da ureia.
MECANISMOS DE INIBIÇÃO DO UREMAX NBPT 500
O UREMAX NBPT 500 age através da tecnologia de inibição competitiva, ou seja, utiliza-se da molécula de NBPT (n-butil tiofosfato triamida) que mimetiza a molécula da ureia onde a enzima consome o NBPT no lugar da ureia, retardando o processo de hidrólise da ureia, e deixando ela mais tempo disponível.
POR QUE USAR UREMAX NBPT 500 E QUAIS AS VANTAGENS?
· Reduzir perdas de NH3 por volatilização;
· Reduzir outros efeitos negativos da NH3 (amônia): redução de germinação de sementes e queima das folhas.
· Maior aproveitamento do nitrogênio aplicado;
· Melhor aproveitamento do tempo e manejo no solo;
· Não altera o teor de N e não modifica dureza dos grânulos da ureia;
· Economia em transporte e armazenagem;
· Produto sustentável, sem adição de solventes e com utilização racional dos recursos naturais;
· Alta concentração do produto, com 50% do ingrediente ativo NBPT;
· Embalagem biodegradável, inerte e hidrossolúvel;
· Não existe a necessidade de destinação das embalagens, pois não se utiliza contêineres;
· Maior estabilidade do ingrediente ativo NBPT e aumento da vida útil (shelf life);
POR QUE NÃO AUMENTAR A DOSE DE NITROGÊNIO PARA COMPENSAR AS PERDAS?
Aplicar uma quantidade maior de ureia ou nitrato de amônio ou sulfato de amônio tem sido a única alternativa para compensar as perdas por volatilização. Para o sulfato de amônio ou nitrato de amônio, os teores de N são menores e, em relação à ureia, quanto mais se aplica, maior a possibilidade de perdas. O UREMAX NBPT protege a ureia destas perdas, sem a necessidade de dosagens maiores, evitando custos extras.
COMO O UREMAX NBPT 500 É APLICADO?
O Uremax NBPT500 é comercializado em embalagens hidrossolúveis de 10Kg. Dilui-se a embalagem diretamente em água sob agitação. A aplicação é realizada na temperatura ambiente e o produto final apresenta baixa viscosidade, não necessitando de custos adicionais de aquecimento ou equipamentos especiais.
O UREMAX NBPT 500 E O MEIO-AMBIENTE
O Uremax NBPT 500 é um produto sustentável, sem adição de solventes e com utilização racional dos recursos naturais. Esta nova tecnologia apresenta embalagem biodegradável, inerte e hidrossolúvel.
USANDO UREAMX NBPT 500, HÁ O INCREMENTO NA PRODUTIVIDADE?
A produtividade de uma lavoura é influenciada por diversos fatores agronômicos, mas, quando o único fator limitante para o incremento de produtividade for à perda de nitrogênio por volatilização, a utilização do UREMAX NBPT 500 maximizará os ganhos de produtividade.
O USO DO UREMAX NBPT 500 TEM UMA RELAÇÃO CUSTO E BENEFÍCIO FAVORÁVEL?
Sim. Somando as perdas diretas e indiretas, o UREMAX NBPT 500 em uma reação custo benefício extremamente favorável, pois representa um seguro para o agricultor quando analisamos custo por hectare. Comparando-se com outras fontes de nitrogênio (sulfato de amônio e nitrato de amônio), esta relação também é muito favorável à utilização de UREMAX NBPT para manejo com a ureia protegida. Quando o único limitante é a volatilização da ureia, a relação de custo benefício torna-se ainda mais favorável pela potencialização do aumento de produtividade.
RELAÇÂO DOS MILÍMETROS DE CHUVA NECESSÁRIOS PARA CARREGAR A URÉIA PARA DENTRO DO SOLO?
A tabela abaixo indica que, mesmo com teores de chuva elevados, há fatores externos que contribuem para as perdas por volatilização: