QUAL A COMPOSIÇÃO DO START ANTIDUSTING?
Desenvolvido nos laboratórios da ADFERT, em conjunto com centros de ensino e pesquisa do Brasil, a composição do Start Antidusting é uma base de polímeros de alto peso molecular que auxiliam na capacidade de adesão das partículas de poeira na superfície dos grânulos NPK. Produzido com matérias primas de fontes renováveis, é um produto orgânico, solúvel em água, biodegradável, totalmente isento de contaminantes, e não reagente com as formulações NPK, pode ser aplicado e armazenado a temperatura ambiente e não é inflamável.
ASSISTA AQUI - Vídeo Institucional
QUAL A FINALIDADE DO START ANTIDUSTING? POR QUE USÁ-LO?
A principal função do Start Antidusting é a de capturar o pó inerente aos fertilizantes e aderi-los à superfície dos grânulos. Com grande poder de colar (tac) o pó à formulação NPK, grande espalhabilidade e secagem rápida, o aditivo tem sido usado também para capturar e aderir micronutrientes a # 100 mesh à superfície dos grânulos, não migrando apara dentro destes grânulos. Com isto, reduz-se a poeira no ambiente fabril, e também no campo, melhorando a fluidez nas adubadeiras reduzindo, portanto a poluição atmosférica.
QUAL A DOSAGEM IDEAL?
Em relação às dosagens, a questão é saber quanto se deseja reduzir de pó na formulação. A eficiência do aditivo é medida por 3 fatores:
1. Teor de poeira
2. Dosagem do aditivo
3. Retenção desejada (%)
Aumentando-se a quantidade dosada, aumenta-se a retenção do pó e a eficiência do aditivo. Comercialmente tem sido usadas dosagens entre 2 e 3 kg/ton para a redução de pó, e na captura de micronutrientes, entre 4 e 8 kg/ton, dependendo da quantidade de micronutrientes (granulometria #100 mesh) adicionada.
COMO APLICAR?
A engenharia de aplicação desenvolvida pela ADFERT é muito simples e apresenta grande facilidade, tanto nas dosagens quanto na forma de manusear os equipamentos. Formado por um conjunto moto bomba, mangotes, uma válvula para regular a pressão e os bicos para aspergir o aditivo, o Skid de bombeamento é usado nas indústrias misturadoras e granuladoras de fertilizantes, não apresentando dificuldades em seu manuseio. O controle de dosagem pode ser realizado por manutenção da pressão do sistema, onde bicos atomizadores calibrados, acoplada a uma válvula solenoide temporizadora, efetuam a dosagem desejada. Há também a possibilidade de utilização de medidores volumétricos ou mássicos, pois o produto não apresenta contaminantes sólidos.
O PRODUTO REQUER REGISTRO NO MAPA?
Não. O produto esta isento de registro no MAPA, pois esta classificado no Anexo III da IN 46 – Aditivos Autorizados para uso em Fertilizantes Minerais.
QUAL O VALOR DO INVESTIMENTO? QUANTO CUSTA?
Baixo investimento para a aquisição dos equipamentos e operacionalização do aditivo. A relação custo/benefício é bastante favorável no momento da compra e uso do produto. O aditivo apresenta baixa viscosidade e não requer aquecimento, portanto, os equipamentos são simples e fácil manutenção.
POSSUI RISCOS AO SER MANUSEADO?
Não. O produto Start Antidusting é solúvel em água, biodegradável e não é inflamável. As matérias primas são oriundas de fontes renováveis, sem riscos ambientais.
POSSUI ASSISTÊNCIA TÉCNICA FORNECIDA PELO FORNECEDOR?
Sim. A ADFERT tem técnicos treinados que prestam total assistência, com relação aos equipamentos ao aditivo em si, dando suporte total ao cliente e solucionando dúvidas que possam surgir no uso do Start Antidusting. Além disso, possui uma logística eficiente, que garante tranquilidade ao cliente em saber que seu pedido seja entregue entre 24 e 72 horas, dependendo da localização, evitando desabastecimento na indústria misturadora.
QUAIS OS BENEFÍCIOS QUE O PRODUTO OFERECE?
O produto oferece inúmeros benefícios, tanto na utilização Industrial quanto à Campo.
1. Reduz a poluição atmosférica no ambiente Fabril, o que pode causar danos à saúde dos colaboradores.
2. Alta capacidade de retenção do pó junto à superfície do fertilizante.
3. Melhora a fluidez do Fertilizante durante o plantio.
4. Maior comunicação visual no Fertilizante quando o aditivo é utilizado na dosagem recomendada.
5. Possibilita maior uniformidade na distribuição do Micronutriente quando o aditivo é utilizado.
6. A redução do pó do fertilizante impede a formação de “empastamento” de adubadeiras.